Transportadora de veículos: o que é gestão de manutenção e como fazer

Uma boa gestão de manutenção é um dos principais fundamentos das melhores transportadoras de veículos do país. Em um setor tão competitivo e em constante evolução, criar ferramentas para lidar com mais eficiência e rapidez com as necessidades da frota é a forma mais segura e acertada de conquistar novos mercados e garantir mais qualidade para os clientes.

Dentro desse panorama, o planejamento para garantir a melhor estratégia para tomar decisões relativas à frota só podem ser realizados com o auxílio de análises adequadas e dados que informam com precisão as medidas de desempenho do negócio. Sendo assim, a gestão de manutenção é ferramenta fundamental para ter mais segurança, economia e produtividade dentro de uma transportadora de veículos.

O que é gestão de manutenção

Como o próprio nome já indica, a gestão de manutenção tem como objetivo organizar e gerenciar as necessidades de toda a frota de caminhões de uma empresa de transporte. Com o intuito de manter o funcionamento regular dos veículos, ela garante que o sistema siga operando com o máximo de capacidade e segurança, sem quebras na linha de produtividade ou atendimento ao cliente.

Como um item fundamental para manter a qualidade dos serviços de uma transportadora, a gestão de manutenção precisa ser coesa, limpa e englobar todos os setores da empresa. Sem a coleta correta das informações dos veículos, a análise das necessidades da frota e a utilização dos diferentes tipos de manutençãoespecíficas para cada caminhão, todo o processo pode ser prejudicado, o que pode causar grandes prejuízos para a empresa.

Saiba como fazer uma boa gestão de manutenção para o transporte de veículos e conheça mais sobre o assunto.

Como fazer um planejamento efetivo para gestão de manutenção

Planeje a manutenção preventiva e preditiva da frota

Uma boa gestão de manutenção começa com a prevenção de problemas. Sendo assim, nada mais lógico que investir em modalidades efetivas de evitar que a disponibilidade e produtividade da frota sejam prejudicadas por conta de danos, defeitos ou pane nos veículos.

Com isso em mente, é preciso investir no planejamento de manutenção preventiva e/ou manutenção preditiva para evitar muitos problemas e reduzir gastos com a frota, principalmente a longo prazo.

Contar com um bom planejamento de manutenção ajuda a transportadora a evitar sérios impactos na sua cadeia logística, o que interfere diretamente na disponibilidade e qualidade dos serviços oferecidos pela empresa. Além disso, as manutenções preventivas e preditivas ajudam no controle dos custos relativos à frota, além de servir como um auxiliar na coleta de dados sobre os veículos da empresa.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de manutenção e como elas impactam o setor de transporte de veículos aqui

Invista na coleta de dados

Para realizar uma boa gestão, sempre é necessário dispor de todas as informações relevantes sobre a empresa e o completo funcionamento da frota. Dessa forma, é imprescindível que dentro do planejamento para a gestão de manutenção a empresa se organize para realizar a coleta e a análise de dados sobre todos os veículos e equipamentos da transportadora.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil criar estratégias para organizar a gestão, estabelecer metas, tomar decisões prudentes e acompanhar seus resultados. Além disso, um bom banco de dados sobre a frota permite calcular os custos gerais do serviço, estimar as despesas com manutenção e revisões e cortar gastos desnecessários dentro desses processos.

Treine seus colaboradores e invista em mão de obra qualificada

Contar com uma equipe bem treinada e especializada nos diferentes sistemas de gestão é a forma mais segura de garantir a qualidade dos serviços oferecidos por uma empresa. Por isso, ao assegurar que bons profissionais estejam a frente do funcionamento de uma transportadora, é possível reduzir o índice de correções e manutenções, assegurar maior vida útil para a frota e cortar custos.

Além disso, incluir os diferentes setores e envolver seus colaboradores no planejamento garante mais eficiência nos processos de gestão, uma vez que você engaja toda a equipe nos procedimentos e metas definidas para o crescimento da empresa.

Documente todos os processos

Documentar todas as rotinas e processos da transportadora não é uma tarefa simples, mas é fundamental para trazer mais sucesso para a gestão de manutenção da frota.

Investindo em boas tecnologias e criando formas planejadas de acompanhar e organizar todas as informações pertinentes ao dia a dia da empresa será possível controlar número de veículos, equipamento e colaboradores, documentos fiscais, histórico de manutenções e outros dados importantes para o bom funcionamento de todas as áreas.

Faça uma cotação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *