Segurança no transporte de veículos: conheça algumas tecnologias aplicadas ao dia a dia das transportadoras

Os profissionais do ramo do transporte de veículos têm enfrentado desafios, e o maior deles é com a segurança.

Nos últimos anos, os profissionais do ramo do transporte de veículos têm enfrentado muitos desafios. Desde questões relacionadas à legislação, como as restrições regionais à circulação dos veículos de carga, o aumento no preço da gasolina e a precariedade da manutenção das estradas. Mas, de todas as preocupações do setor, sem dúvidas, a maior delas é com a segurança no transporte de veículos.

Aqui, devemos incluir dois aspectos da segurança no transporte de veículos: a prevenção de acidentes e os cuidados tomados contra assaltos e roubo de cargas. 

Neste particular, os últimos anos foram generosos: o desenvolvimento de novas tecnologias para a segurança de caminhões, cargas e transportadores segue em constante progresso. Uma de suas principais vertentes é a automação de procedimentos e o monitoramento de veículos e conteúdos.

Prevenção de acidentes

Estudos da Associação de Gestão de Despesas de Veículos (Agev) sobre o trânsito de caminhões revelaram que os prejuízos causados por acidentes de trânsito podem ser até 12x maiores do que os causados pelo roubo de cargas.

Os prejuízos, além de afetar diretamente os motoristas e as empresas de logística, prejudica também os clientes finais, a quem é destinada a carga. Mesmo o seguro dos caminhões, que cobre roubos, não costuma cobrir acidentes de trânsito.

Um dos procedimentos adotados por algumas empresas é o monitoramento do fluxo por meio de câmera posicionada no próprio caminhão. O acompanhamento 24h costuma evitar imprudências e ajuda a esclarecer, judicialmente, eventuais acidentes.

Presente nos carros de passeio há muito tempo, o computador de bordo também vem sendo instalado também em caminhões. Ele descomplica o gerenciamento de informações relevantes, assim como eventuais falhas do veículo. O sistema oferece informações sobre injeção eletrônica, potência, rotação e óleo lubrificante e colabora para a durabilidade do motor e o rendimento da gasolina. Essa tendência, que ainda não é realidade na maior parte dos veículos de carga, é uma tendência em crescimento.

Medidas contra assaltos

O Brasil é campeão em roubo de cargas no mundo. O dado é da FreightWatch International, maior consultoria especializada em roubos de carga. Nossos números ultrapassam os de países considerados de altíssimo risco, como México, África do Sul, Somália e Síria. De modo geral, as empresas de logística precisam dedicar 12% do seu faturamento bruto à segurança de seus caminhões, o que prejudica todo o desenvolvimento do setor.

Entre as medidas de segurança mais comuns, está o monitoramento. Por meio de câmeras, as empresas acompanham a sua frota em tempo real, armazenam as imagens e registram as principais ocorrências. Essa medida permite:

  • Monitorar a própria equipe, evitando eventuais desvios de condutas;
  • Auxiliar no trabalho investigativo de ocorrências criminais;
  • Combater o roubo de combustível, desvio de frotas, fraudes e infrações;
  • Em caso de assalto, caso seja possível, enviar frota policial para atuar em flagrante.

Adotar medidas de segurança no transporte deve ser considerado prática de máxima importância para uma transportadora. Certifique-se de que a empresa escolhida para transportar o seu carro possui medidas de segurança atualizadas com os avanços do setor.

Faça uma cotação

5 comments on “Segurança no transporte de veículos: conheça algumas tecnologias aplicadas ao dia a dia das transportadoras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *