Quantos carros cabem num cegonha de veículos?

Enquanto, em vários lugares pelo mundo, como Estados Unidos, Europa e México, a principal forma de levar automóveis ainda ocorre por via ferroviária, aqui no Brasil essa movimentação se dá com o auxílio de caminhões cegonha.

Responsáveis por levar carros 0 km para as concessionárias ou terminais portuários, os cegonhas de veículos são os mais usados para o transporte de veículos no nosso país, ainda porque as ferrovias não são muito utilizadas por sua falta de alcance territorial.

E, embora não tenha nenhuma norma quanto a isso, muitas marcas de automotores exigem que as transportadoras levem seus veículos em cegonheiros do mesmo grupo ou associadas ao seu fabricante. As marcas mais conhecidas e renomadas para esse tipo de transporte são Mercedes Benz, Scania, Volkswagen e Volvo, todas apresentando uma excelente performance para o transporte de carros.

Mas, independente de sua marca, o cegonha de veículos deve seguir algumas regulamentações de dimensões, capacidade de carga e quantidade de automotores transladados. Conheça a seguir as principais capacidades de um cegonha de veículos:

Quais as dimensões de um caminhão cegonha

Como os cegonheiros são caminhões destinados especificamente para o transporte de veículos que geralmente trafegam por rodovias, eles devem seguir uma série de normas para ter uma padronização nesse tipo deslocamento, garantindo segurança para todos na pista. O órgão responsável por essa normatização é o CONTRAN, o Conselho Nacional de Trânsito. Ele determina que as dimensões dos cegonhas de veículos, sejam eles CTV ou CTVP, devem ser 2,60 metros de largura e 14 metros de comprimento para levar veículos simples. Porém, para o transporte de ônibus ou outros caminhões, a medida da altura deve chegar a 3 metros.

Além disso, também é determinado que, para automóveis articulados ou aqueles que possuem reboque, sejam transportados em cegonheiros de 22,4 metros de comprimento.


Quanto peso aguenta um cegonheiro

Seja para o transporte de carros, ônibus, motos, caminhões, os caminhões cegonha tem de seguir padrões para o carregamento de cargas também. O regulamento de peso máximo para cada modalidade se segue assim:

  • 29 toneladas para automotores não articulados;
  • 39,5 toneladas para os que têm reboque ou semirreboque (com exceção de caminhões);
  • 45 toneladas para veículos com duas unidades e comprimento inferior a 17,5 metros, articulados com menos de 16 metros e automóveis com mais de duas unidades;
  • 48,5 toneladas para articulados com tamanho igual ou superior a 16 metros que possuam duas unidades, de eixo triplo ou distanciados;
  • 57 toneladas para os que têm 17,5 metros ou mais e são articulados de duas unidades.

Mas, afinal, quantos carros cabem em um cegonha de veículos?

A parte do cegonha responsável pelo carregamento é um semirreboque adaptado especialmente para transportar automóveis. Ela é composta, geralmente, por dois andares de plataformas articuladas que, com ajuda de macacos hidráulicos embutidos, consegue colocar e retirar os veículos transportados no piso superior.

Nesse modelo de cegonha de veículos, que é o mais comum no Brasil, cabem, em média, dependendo do tamanho, de 10 a 11 carros. Além desse, existe um tipo de cegonheiro que dispõe de apenas um piso com rampas ajustáveis. Nesse, cabem 3 ou 4 carros.

Contudo, é importante ressaltar que, no Brasil, os cegonhas usualmente têm dois eixos, mas existem ainda aqueles que têm apenas um ou até 3 eixos! Os de três eixos com piso único são responsáveis pelo transporte de chassis de ônibus ou de 3 a 4 caminhões.

Pelo mundo afora

Os dados que apresentamos acima são válidos para as normatizações do Brasil. Afinal, os caminhões cegonha são diferentes dependendo do país. Por exemplo, no Japão, são utilizados cegonheiros de rodado simples. Na Europa, existem diversos modelos, sendo o mais comum o que tem uma plataforma com capacidade de levar 4 carros com mais um reboque de 6 veículos. E, nos EUA, os caminhões cegonha geralmente apresentam 3 eixos com um semirreboque em duas partes, sendo a primeira sobre o caminhão com mais ou menos 3 carros e, a segunda, rebocada, com capacidade para seis.

Faça uma cotação

One comment on “Quantos carros cabem num cegonha de veículos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *