Transporte de veículos leves: o preço cobrado pelo transporte da sua moto é justo?

Para aqueles que vão se mudar e não querem pilotar durante horas na estrada, ou aqueles que vão para outros países, a melhor opção é encontrar uma empresa que faça o transporte de veículos com segurança e comodidade para você, não é mesmo? Mas como saber se o valor cobrado pelo serviço de transporte da sua moto é realmente justo?

Inúmeros pontos devem ser levados em consideração ao optar pelo transporte do seu veículo através da contratação dos serviços de uma empresa, entre eles a especialização da equipe, a qualidade da frota e até mesmo o plano de gerenciamento de risco fornecido pela transportadora. Quanto à segurança, tudo deve ser avaliado, principalmente a especialização da empresa no transporte, seja aéreo ou porta a porta, de veículos leves e de passeio.

Como parte importante da contratação de uma prestadora de serviços, o custo do serviço também é uma das principais fontes de dúvidas para os motoristas que desejam ter seu veículo transportado corretamente e por um preço justo.

Para garantir toda a segurança e comodidade, é preciso conhecer todos os procedimentos necessários para o transporte de motos, saber os fatores que influenciam diretamente nos valores do serviço e compreender todos os cuidados que devem ser tomados para contratar a empresa certa e com o melhor custo-benefício.

Contratando uma transportadora de veículos: Custos e principais preocupações

Antes de contratar os serviços de uma transportadora, é importante saber que diversos fatores servem para estipular o valor final do transporte. Além disso, é fundamental observar quais cuidados básicos as empresas utilizam para transportar motocicletas com segurança.

Distância a ser percorrida

Como principal fonte de gastos para a empresa e /ou caminhoneiro, a distancia percorrida entre a coleta e entrega da sua motocicleta vai servir como base primária de cálculo para a cobrança do transporte. A conta será feita com base na quantidade de combustível necessário para seguir viagem, assim como o desgaste mecânico do caminhão, os pedágios, as paradas obrigatórias e custos com funcionários.

Outro fator a ser levado em consideração é a rota de transporte, já que muitas estradas brasileiras são consideradas perigosas, possuem baixa infraestrutura e são recorde em número de acidentes.

Observe quais as vantagens oferecidas e quais rotas são sugeridas para o transporte, tendo sempre em mente se existem formas mais práticas e seguras de realiza-lo.

Tipo e tamanho do veículo

O transporte terrestre de motocicletas necessita de uma frota especializada e pode ser realizado por dois veículos distintos no Brasil, o que afeta diretamente no custo do serviço disponibilizado.

  • Caminhão-cegonha – A forma mais segura de transportar uma motocicleta é através de caminhão cegonha, um veículo de 2 andares com modelos que conseguem acomodar até 11 automóveis. Por conter mais espaço para o transporte, o valor do serviço normalmente é mais acessível, além de oferecer maiores facilidades e melhores prazos de entrega.
  • Caminhão-plataforma ou prancha – um veículo aberto e de estrutura resistente que, além de transportar carros de passeio, vans e caminhões, também pode realizar o transporte de motocicletas. Com estrutura inclinável e guincho-plataforma, facilita a carga e descarga dos veículos e é considerado bastante seguro. O valor cobrado pelo serviço neste tipo de caminhão pode variar de acordo com a quantidade de veículos transportados no momento da contratação do serviço.

Coleta e entrega

Outro fator que interfere diretamente no valor e no cuidado da empresa prestadora de serviços é a forma de transporte porta a porta. Nessa modalidade, a motocicleta é retirada da garagem de coleta e segue diretamente até a garagem de entrega, com horário agendado para ambos e muito mais comodidade para o dono do veículo.

Seguro do transporte de veículo

Fundamental para o transporte de motocicletas, a contratação de um seguro aumenta o valor do serviço, mas é a forma mais prática e certeira de garantir a segurança do seu veículo. Neste caso, a empresa especializada costuma cobrar, em média, 1% do valor declarado para a apólice de seguros.

Como um bem inestimável e necessário para muitos, sua motocicleta merece ser transportada com segurança e bom custo-benefício. Com essas informações, fica mais fácil compreender porque é importante pesquisar muito, comparar preços e saber exatamente quais as melhores formas de escolher uma empresa especializada e de confiança.

Proteção do veículo

Como um veículo delicado, a motocicleta deve estar segura e ser protegida durante o transporte para que nenhum acidente aconteça, podendo arranhar a lataria ou até mesmo quebrar peças. O veículo deve estar sempre em um ângulo que em que não encoste em outros veículos e deve estar segura pelas amarrações com material específico, feitas por profissionais treinados.

Outro fator fundamental é a garantia de segurança para a carga e descarga do veículo, presando pela discrição e dificultando o a atuação de gangues especializadas em roubos de veículos durante o transporte. Lembre-se: Contar com a experiência de uma empresa que tem um planejamento concreto e soluções eficientes é sempre a forma mais eficaz de garantir que sua motocicleta seja entregue no prazo e sem nenhum arranhão.

Faça uma cotação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *