Os benefícios de um bom planejamento logístico para a transportadora de veículos

Um planejamento logístico de qualidade é fundamental para manter a qualidade dos serviços de uma transportadora de veículos. Com ela, a simples adoção de algumas estratégias de planejamento e organização torna a redução de custos e o controle de todas as operações que envolvem os processos de uma empresa muito mais simples e efetiva.

Dentro desse panorama, os benefícios que o planejamento dos processos logísticos trazem se apresentam principalmente através das ações integradas e dos bons resultados que o estudo de toda a escala do sistema pode apresentar, facilitando a identificação de todos os pontos que envolvem o transporte e a entrega de um veículo.

Saiba mais sobre como o planejamento logístico traz vantagens para as transportadoras e descubra sua importância.

O conceito de planejamento logístico e sua aplicabilidade no transporte de veículos

O planejamento logístico é uma ação estratégica muito observada em empresas que produzem ou vendem suprimentos, mercadorias e bens de consumo, porém, sua aplicação também é muito benéfica para transportadoras de veículos, garantindo melhores resultados a todos os elos envolvidos na cadeia de transporte.

No dia a dia, o planejamento estratégico abrange ações essenciais que impulsionam o desenvolvimento e bom funcionamento de todos os setores dentro de uma empresa, como a definição de metas de curto, médio e longo prazo, estabelecendo as melhores ações para atingir tais metas e criando estratégias concretas para alcançá-las.

Dentro do curso de ações estipulada para o desenvolvimento de cada meta, são analisados todos os aspectos e etapas do processo logístico, desde o cuidado com a frota até a entrega do serviço. Nesse panorama, é preciso compreender que cada parte da empresa está conectada, ou seja, para que a etapa seguinte possa ser realizada, todos os procedimentos devem ter sido realizados adequadamente pelas equipes específicas.

O objetivo deve ser garantir que todos os controles sejam eficientes, por isso a utilização de alguns sistemas de gerenciamento deve ser avaliada, tudo para facilitar a integração de todos os processos e obter bons resultados.

Benefícios do planejamento logístico para o setor de transportes

Para as transportadoras de veículos, o principal benefício da boa utilização de estratégias de planejamento logístico é a melhora da qualidade e rapidez dos serviços para satisfação do cliente. Ao implantar técnicas pertinentes aos processos de planejamento, a empresa consegue garantir a entrega dos veículos com mais segurança, no prazo correto e em conformidade com a contratação. Sendo assim, a empresa demonstra maior eficiência, o que resulta em uma melhora na taxa de fidelização de clientes.

Mesmo assim, há outras vantagens na adoção do planejamento logístico para empresas de transporte, tais como a redução de custos em muitas etapas de trabalho, a facilidade e melhora na previsão de prazos de entrega, maior controle da frota, o que possibilita identificar problemas e determinar a necessidade de manutenção dos veículos, redução de perdas financeiras e controle de custos diários, como consumo de combustível e melhora nas estratégias de marketing alinhadas aos objetivos da empresa.

O que o planejamento logístico pode trazer para as transportadoras?

Agora que já entendemos a importância de adotar estratégias de planejamento para melhorar os processos logísticos de uma transportadora, é hora de conhecer como ele afeta positivamente alguns dos principais setores da empresa. Veja:

Garantia de qualidade no transporte

Um bom planejamento assegura a manipulação correta dos veículos transportados pela empresa, considerando todas as etapas do processo, desde a escolha do caminhão mais adequado para a tarefa, a forma e os materiais mais seguros para fazer as amarrações, o treinamento da equipe e até mesmo o trajeto escolhido para chegar ao destino em segurança.

Além disso, o planejamento de todas essas etapas ajuda a monitorar e diminuir os riscos que envolvem o processo de transporte. Isso evita danos e avarias nos veículos, reduz o risco de acidentes e maximiza a qualidade do serviço.

Outros benefícios do monitoramento são o controle sobre o desempenho dos motoristas, a possibilidade de saber exatamente em que local o caminhão se encontra e controlar todas as condições da frota.

Gestão da frota e diminuição de custos

Ao avaliar e monitorar os caminhões da frota, a empresa consegue criar um planejamento voltado para a gestão de manutenção dos veículos com mais precisão, o que resulta imediatamente na redução de custos com quebras de peças, problemas mecânicos e até mesmo panes gerais que podem afetar o desempenho e a qualidade de transporte da frota.

Saiba mais sobre manutenção preditiva, preventiva e corretiva aqui

Esse sistema também traz a possibilidade de ampliar o controle e identificação de outros custos diários que envolvem os serviços de transporte, como o consumo elevado de combustível de caminhões defeituosos, a diminuição da vida útil dos pneus e até mesmo a necessidade constante de manutenção corretiva. Através da coleta e do comparativo de dados pertinentes à frota, é possível identificar problemas que podem resultar no aumento dos custos gerais da empresa, afetando diretamente seu faturamento e diminuindo os lucros.

Cumprimento de prazos e mais segurança no transporte

A adoção de boas técnicas de planejamento também garante um transporte mais seguro para a carga, para o motorista e para o veículo, além de facilitar o cumprimento dos prazos e otimizar a disponibilidade dos caminhões para novas viagens.

Como uma das ações pertinentes a esse sistema, o planejamento de rotas ajuda as empresas a diminuir o tempo dos trajetos, optando por vias mais segura para a circulação dos veículos de transporte e driblando os riscos de assaltos, acidentes e até mesmo danos aos caminhões, comumente causados pelas péssimas condições de infraestrutura de algumas rodovias do país.

Faça uma cotação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *