O que conferir antes de contratar uma transportadora de veículos?

Para garantir que seus veículos sejam transportados com total qualidade e eficiência, é preciso ficar atento a alguns detalhes na hora de contratar uma transportadora de veículos.

Antes de mais nada é preciso saber se a empresa possui todas as certificações e licenças para realizar esse tipo de operação. Neste ponto, vale lembrar que cada carga transportada demanda veículos específicos, inclusive o transporte de carros, motos e embarcações particulares. Por isso, é importante verificar quais veículos são oferecidos pela empresa para realizar o transporte, garantindo que seu carro seja transportado por um caminhão-cegonha ou um caminhão plataforma.

Além disso, o tempo para conclusão do transporte e manuseio correto dos veículos na plataforma de carga também são fundamentais para definir se a transportadora é segura e investe na qualificação dos seus profissionais. Afinal, ao não gerenciar corretamente esses quesitos, a empresa pode oferecer riscos e danos à carga, acarretando em multas, principalmente se a documentação necessária não estiver em dia.

Algumas certificações como o ISO 9001, por exemplo, estabelecem normas quanto à qualidade dos processos e comprovam que as operações de transporte são conduzidas de maneira segura e eficaz.

Confira mais dicas para ficar atento a todas as questões e ter mais segurança de que está contratando uma empresa responsável para transportar seu veículo.

Avalie se a empresa atende à sua necessidade

Antes de contratar uma transportadora, procure entender qual o tipo de serviço que procura. Neste ponto, é preciso analisar qual deles será o mais adequado às suas exigências e quais suas expectativas antes de chegar a uma decisão.

Faça uma pesquisa detalhada sobre a transportadora

Depois de definir suas exigências e necessidades, procure saber o máximo possível sobre as transportadoras disponíveis. É importante pesquisar o perfil da empresa na web, conversar com clientes e vasculhar sites de reclamações sobre a qualidade do serviço prestado.

Vale avaliar críticas e elogios, além de consultar informações valiosas que podem impactar a sua decisão.

Analise a frota

Outro ponto a ser analisado é a qualidade e as condições da frota da transportadora. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), caminhões antigos e com manutenção atrasada elevam os custos do frete, são mais poluentes, menos produtivos e consomem muito mais combustível.

Empresas que investem em frotas modernas e equipadas com sistemas de segurança conseguem controlar os riscos das operações de transporte e fornecer informações mais precisas. Um bom sistema de gestão de riscos das operações logísticas também ajuda a oferecer um transporte mais seguro e eficiente durante todo o trajeto.

Conheça as tecnologias adotadas por ela

A automatização dos processos logísticos é um recurso que ajuda as empresas a garantir mais eficiência e segurança no transporte dos veículos pelas estradas. Por isso, antes de contratar uma transportadora, verifique se ela investe em sistemas tecnológicos que permitam acompanhar o transporte durante todo o trajeto.

Seguro para transporte

Seguros de carga são fundamentais e precisam ser muito bem avaliados.  Existem muitos tipos de seguros de responsabilidade civil (RCT-RC), para roubo e desaparecimento de carga (RC-DC), adicional para avarias, ambiental, impostos suspensos e muitos outros. É importante saber quais seguros são oferecidos pela empresa e garantir sempre a melhor opção.  

Antes de se arriscar e contratar uma transportadora, avalie se ela possui apólice de seguro e quais os termos oferecidos por ela. Não se foque apenas no valor, verifique com calma e segurança se a empresa realmente cumpre suas obrigações de acordo com a legislação trabalhista e as leis de terceirização e contratação regulamentadas pela ANTT.

Além disso, é fundamental se certificar que a transportadora escolhida por você investe corretamente e faz auditorias periódicas, se está em dia com todas as suas obrigações fiscais e se oferece boas condições de monitoramento do transporte, assim como investe em qualificação para seus colaboradores.

Seguindo essas dicas você saberá como contratar uma transportadora, o que garantirá a excelência do serviço e com certeza evitará dores de cabeça futuramente. Conte com a Pátio para realizar o transporte do seu veículo com segurança e qualidade. Entre em contato conosco e confira!

Faça uma cotação

One comment on “O que conferir antes de contratar uma transportadora de veículos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *