Transporte de veículos na cegonha é seguro?

Contar com a experiência de uma boa empresa de transporte de veículos para levar seu carro ou moto da coleta ao destino com comodidade é uma das vantagens de contratar os serviços de uma transportadora, não é mesmo? Mas, além de toda a praticidade, você sabia que essa ideia também é muito mais segura para você e para o seu veículo?

O transporte de automóveis é realizado, comumente no Brasil, por dois tipos de veículos: caminhão-plataforma e caminhão cegonha. Ao contratar os serviços de uma empresa especializada, você se mantém mais seguro e ainda conta com toda a assistência que só um bom prestador de serviços de transporte de veículos pode trazer.

Outro ponto fundamental é a segurança do caminhão cegonha, que tem a capacidade de transportar uma frota de automóveis com qualidade e a garantia de um seguro que cobre todo o trajeto contra riscos.

Caminhão cegonha – segurança e comodidade na hora de transportar

Uma ótima alternativa para quem precisa se mudar, entregar veículos vendidos em outros estados ou realizar o translado de um automóvel que, por algum motivo, não pode transitar, o transporte de veículos na cegonha é eficiente e muito mais prático quando acionado através da empresa certa.

Como um dos principais benefícios de se optar pelo transporte de veículos no caminhão-cegonha, está a segurança e o custo-benefício. Além disso, através da utilização desse serviço, você garante a segurança e o cumprimento da legislação nas estradas

Conheça mais sobre esse gigante responsável por transformar os automóveis em verdadeiros passageiros pelas rodovias do país.

O que é um caminhão cegonha?

Com capacidade de 10 a 11 veículos (dependendo do tamanho do carro ou moto), os cegonheiros são caminhões grandes, com cerca de 22,4 m de comprimento e até 4,95 m de altura, considerados veículos longos e que precisam de uma licença conhecida como AET, uma autorização especial para transitar nas estradas brasileiras.

Segundo o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) os caminhões cegonha que transportam veículos são conhecidos pelas siglas CTV, e são fabricados especialmente para o translado de automotores. Com dois andares, o sistema hidráulico presente nos veículos cegonha é o que permite que as rampas sejam inclinadas para que os carros possam ser movidos para cima, fixados com catracas de amarração, correias de rodas e correntes ao piso da rampa, seguindo viagem com segurança e otimização de espaço e empilhamento.

Um fator que contribui para a segurança do veículo nos caminhões cegonhas são os modelos fechados, que possuem paredes que protegem os automóveis dispostos em seu interior. Apesar de ter uma menor capacidade, são muito utilizados e confiáveis, assim como os modelos abertos, com seu um design de tubos de metal que permite a visualização dos automóveis em seu interior.

Requisitos de segurança

A legislação brasileira é muito específica quanto aos requisitos técnicos e de segurança dos caminhões cegonha, impedindo sua circulação caso não cumpram qualquer uma das exigências. De acordo com a lei, todos os carros dispostos na cegonha devem estar presos à sua estrutura, e suas informações (como dimensões, modelo, etc) devem ser dispostas em um documento fixado na traseira do caminhão, afim de informar os motoristas que, por acaso, desejem ultrapassar o veículo.

O uso de luzes laterais de ambos os lados do caminhão também é obrigatório, mantendo um intervalo a cada 3 metros entre elas. O sistema de freios conjugados entre si também é uma obrigatoriedade legal para a circulação do caminhão.  

Ainda de acordo com o CONTRAN, a velocidade máxima de circulação permitida a para um caminhão cegonha é de 80 km/h.

Praticidade, segurança e economia também para o condutor

Além de evitar as longas horas de estrada, a utilização dos serviços de transporte de veículos através do caminhão cegonha traz muito mais segurança para o próprio motorista.

A contratação do serviço ajuda a diminuir o gasto com combustíveis e pedágios, evita os desgastes mecânicos causados pelos quilômetros rodados e até mesmo acidentes, muitas vezes causados pelo pavimento de muitas rodovias brasileiras, que infelizmente possuem má conservação e falta de infraestrutura.

Outro fator é a diminuição dos riscos de danos materiais e à vida, evitando acidentes causados por cansaço e imprudência nas estradas, já que o transporte de veículos conta com profissionais experientes e treinados para lidar com imprevistos. Nesses casos, temos ainda o seguro para transporte de veículos, que garante cobertura em casos de acidente ou roubo.

Além disso, a utilização de serviços especializados diminui o risco de assaltos e inibe a ação de quadrilhas especializadas no roubo de automóveis nas estradas.

Faça uma cotação

5 comments on “Transporte de veículos na cegonha é seguro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *