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História do transporte de veículos no Brasil


Em 1956, surgiu a demanda por transporte de veículos junto com a indústria automobilística, quando foi lançado no mercado brasileiro, por Vemag, caminhoneta derivada da família F91. 


A demanda por transporte em escala junto com o crescimento da competitividade, exigiram que as montadoras encontrassem formas mais eficientes de transportar os veículos: antes, eles eram levados um a um das fábricas até as lojas. 


Em 1960, surgiram os primeiros caminhões “Toco” que transportavam os carros 0 km das montadoras para o seu destino. Esse tipo de caminhão foi batizado de “cegonha”, nome que permanece até hoje e que deu origem ao nome “cegonheiro” para o motorista que o dirige. Os caminhões levavam de três a cinco veículos, saindo do seu ponto de origem para diversos pontos do Brasil, tornando assim o transporte de veículos mais rápido e barato.


Com o passar dos anos o número de veículos (carros, motos, etc) aumentou, fazendo com que a demanda por esse serviço crescesse ainda mais. 

Estima-se em média que no Brasil sejam transportados cerca de 3 milhões de veículos novos por ano, sem contar com veículos usados, como: de locadoras. 

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