Solicitar Cotação Online
5 dicas para fazer o carro poluir menos

 

Como sabemos, os carros que mais poluem são os movidos a combustíveis fósseis, e como os híbridos e elétricos ainda não são uma realidade nas ruas do Brasil, listamos algumas dicas a seguir para que você possa contribuir na redução da poluição e dentro das condições do seu carro.

 

1. Cuide da manutenção

O primeiro passo é sempre cuidar do carro, fazendo manutenções periódicas ou levando o carro a cada 10 mil km rodados, caso você não siga a frequência correta.
Nessas manutenções, devem ser avaliados itens que estão relacionados com o processo de entrada de oxigênio no motor e sua mistura com o combustível, estando entre eles jogos de velas, filtros de ar e combustível. O óleo e o filtro de óleo também precisam ser avaliados e trocados frequentemente.

 

2. Procure um posto de confiança

Como a fiscalização no Brasil não é tão rigorosa, existe muita venda de combustível adulterado. Essa adulteração normalmente é composta por solventes químicos, que prejudicam o motor e a atmosfera.
Portanto, procure sempre ficar atento se o carro apresenta alguma alteração após um abastecimento e tente abastecer em que você já conhece, evitando assim trocar de posto a todo tempo.

 

3. Dedique atenção a pneus, freio motor e descarga

Essas fontes têm relação direta com o consumo de combustível. Por exemplo, quanto mais combustível queimado, mais poluentes o carro solta. Já em relação aos pneus, se estiverem baixos demais o carro fica pesado, forçando o motor cada vez mais. 
No caso do freio motor, o sistema de injeção corta o combustível quando você aperta o pedal com a marcha engatada. E por fim a descarga, que é importante que seja mantida e sem tirar abafadores, para que não altere a pressão do motor e queime mais combustível, poluindo assim ainda mais o ambiente.

 

4. Cuide bem do catalisador

O catalisador é montado dentro de uma cápsula de aço inox, composto por uma colmeia cerâmica que por meio de uma reação química transforma os gases tóxicos provenientes da queima de combustível em gases inofensivos. Ele também tem a mesma durabilidade do veículo e os maiores riscos para os catalisadores são impactos, combustíveis ou óleos adulterados.

 

5. Faça avaliação da emissão de poluentes

Não é obrigado o controle de poluentes para carros particulares, mas saiba que tem serviços que fazem uma análise simples e rápida da emissão do modelo, e apontam as possíveis causas.
O procedimento é feito a partir dos gases do escapamento, um software lista os poluentes principais e, caso o carro esteja exalando partículas acima do aconselhável, é dado uma sugestão sobre a possível causa do problema. 
 


#patiotransportes #transportes #transportedeveiculos #caminhaocegonha #transportedemotos #transportedeembarcaçoes #laurodefreitas #salvador #guinchoexpresso #transporte #veiculos #transportadora

X